Buscar

como fazer monografia

💡 2 Respostas

User badge image

Zico de Deus

#1- A escolha do tema

O Primeiro passo é o tema a abordar. Sim, é isso mesmo que você está pensando. A primeira coisa a decidir é o tema ou assunto da Monografia. É a partir desta escolha que você decidirá quem será seu Orientador.

#2- Quem será seu Orientador?

passo-2-fazer-monografia

Agora fica fácil escolher o professor que irá te orientar. Sua escolha deve ser por alguém que atue na área do tema a ser desenvolvido por você. Para esta escolha você precisará entrar em contato com este professor e convidá-lo para ser seu Orientador.

Ele terá que ter tempo disponível para te orientar, por isto se houver recusa, entenda, e procure por outro. Se o professor aceitar você terá que oficializar isto, conforme as exigências de sua Universidade.

Seu orientador terá que te conduzir no decorrer de todo o trabalho monográfico. Desta forma, ele poderá apontar as melhores obras e autores para sua consulta. Poderá também sugerir alterações no texto e no desenvolvimento de todo o projeto.

O papel essencial do Orientador é fazer com que o aluno reflita criticamente, valorizando o pensamento científico.

 

#3- Organização do trabalho

passo-3-organizacao-da-monografia

Agora que você já tem tudo encaminhado é preciso começar. Mas por onde? Saiba que todo trabalho acadêmico precisa estar pautado em pesquisa e observação da realidade. Mas, isto não é feito aleatoriamente.

De posse do tema a ser desenvolvido você terá que fazer um planejamento ou organização do trabalho. Para isto, 3 ações são necessárias:

  • Elaborar um projeto de pesquisa – Que é o planejamento do trabalho.
  • Realizar a pesquisa: Coleta, análise e interpretação de dados.
  • Registrar os resultados. – É formalizar a escrita da Monografia.

 

3.1- Projeto de pesquisa: Um pré – projeto

Aqui você faz seu planejamento. Para isto, reflita sobre que pontos serão enfatizados pelo tema que você escolheu. Você terá que delimitar a questão que será estudada. Pense nos motivos que tornam este assunto merecedor de ser tema de monografia. Trata-se de um problema relevante?

Publicidade:

 

Nesta parte você já estará pensando na justificativa. Este planejamento não faz parte da Monografia, porém você deve registrar por escrito, tudo o que foi realizado e apresentar para análise de seu Orientador.

3.2 – Pesquisar- Coletar – Analisar – interpretar

Comece a buscar obras, autores e todas as informações que possam fazer parte da bibliografia necessária à escrita de seu projeto. Nesta fase você já está buscando embasamento para suas ideias. São as referência e citações que poderão ser usadas.

O material a ser consultado pode ser de diversas origens: vídeos, documentos da Internet, artigos de jornais, revistas e sites. etc.

Um dos instrumentos de coleta de dados muito usado nos projetos acadêmicos é o questionário. Você pode organizar questionários para submetê-los à comunidade ou a um grupo específico de pessoas, cujas opiniões são relevantes para seu tema.  É uma maneira de inserir em sua monografia uma diversidade de crenças, pensamentos e percepções do senso comum.

Esta ação só faz enriquecer seu trabalho e vem de encontro a um dos pilares do conhecimento científico, que é não ficar alheio à realidade existente. Após aplicado o questionário, deve-se partir para a tabulação e análise dos dados obtidos.

3.3 – As Normas ABNT + Exigências de sua Universidade

Procure ter em mãos todas as Normas ABNT. Junte a elas informações e exigências específicas de sua Universidade. Esteja atento e busque acesso às duas legislações, pois sua produção deverá estar em consonância com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e também com as regras metodológicas de sua instituição.

Nas normas ABNT estão todas as regras recomendadas para a realização de qualquer trabalho acadêmico. No entanto, nem tudo é exigido. Existem particularidades características de cada Instituição. Estas são cobradas, sem desprezar a padronização da Associação.

Ao final desta parte você terá em mãos sua bibliografia.

 

#4- A Monografia

monografia

Agora é a hora de partir para a escrita da Monografia. Para isto você pode consultar Normas ABNT – Parte I, que esclarece todos os pontos da realização. A monografia possui 3 etapas que deverão ser obrigatoriamente contempladas na elaboração.

4.1 – Elementos Pré-textuais

Estes são os itens que vêm antes do texto monográfico. Eles são:

  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Epígrafe
  4. Dedicatória
  5. Agradecimentos
  6. Sumário
  7. Listas
  8. Resumo em língua Vernácula
  9. Abstract (resumo em língua estrangeira)

 

4.2 – Elementos Textuais

Nesta etapa o projeto será escrito literalmente. Algumas partes compõem os Elementos Textuais. São: a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão.

É preciso atenção, pois trata-se da principal parte de sua Monografia. Aqui você lança os objetivos, explana a justificativa, trata da questão – problema, argumenta e expõe suas ideias e finaliza concluindo o trabalho.

É onde serão usadas as obras consultadas e a análise de seu questionário. Aqui você também usa citações. É hora de inserir as informações que você buscou para embasar o trabalho.

4.3 – Elementos Pós-textuais

Após a escrita do texto, é necessário dizer de que forma você chegou até ali. Para isto existem os Elementos Pós-textuais que são:

  1. Referências
  2. Glossário
  3. Apêndice
  4. Anexo
  5. Índice

 

#5 – A Formatação da Monografia

formatacao-monografia

Esta é uma etapa muito importante. Deve ser realmente levada a sério. As Universidades seguem sempre as normas de formatação recomendadas na ABNT. Para cada parte da Monografia existem as regras que as padronizam.  Sendo assim, você terá que adequar seu projeto ao que for exigido nestes termos. Saiba mais como formatar as Margens dentro das Normas ABNT.

Agora que você já sabe como fazer uma monografia, saiba que não será difícil se você organizar-se desde o começo. Busque informações. E não deixe para última hora. Fazendo assim muito estresse pode ser evitado. Você já iniciou a sua? Comente aqui as dificuldades e dúvidas.

0
Dislike0
User badge image

Dayana Oliveira

Ótima pergunta e ótima resposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais