Buscar

Um capital aplicado a juros simples durante 7 anos, sob taxa de juros de 2,8% ao mês, gerou um montante de R$ 35.280,00. Determine o valor do capital.

💡 5 Respostas

User badge image

Raquel Oliveira

P = F/(1 + i.n)= P = 1.438,83

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Matemática.

------

A Matemática trata-se de uma ciência lógica e abstrata focada no estudo de quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. O desenvolvimento da Matemática e seus conceitos teve início essencialmente na Mesopotâmia, no Egito e na Grécia. Em especial, após a Renascença a Matemática passou por uma grande evolução. Convém ressaltar que a mesma é de vital importância no cotidiano das pessoas e em praticamente qualquer área de trabalho.

------

Primeiramente devemos calcular o montante \(M\) do capital \(C\) aplicado. Sendo \(i\) a taxa de juros por período e \(t\) a quantidade de períodos, vem que:


\[M = C \cdot (1+i \cdot t)\]

Isolando \(C\), vem que:


\[\eqalign{ C &= \dfrac{M}{{1 + i \cdot t}}\cr&= \dfrac{{{\text{R\$ 35}}{\text{.280}}{\text{,00}}}}{{1 + 0,028 \cdot 7 \cdot 12}}\cr&= {\text{R\$ 10}}{\text{.525}}{\text{,06}} }\]

------

Portanto, a taxa de juros é de \(\boxed{{\text{R\$ 10}}{\text{.525}}{\text{,06}}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais