Buscar

CC/02 x CDC/90, como funciona a aplicabilidade de cada um desses sistemas de normas? Como solucionar o conflito entre eles?

💡 4 Respostas

User badge image

Luana Borges

Acredito que aqui enseje a Teoria do Diálogo da Fontes. Óbvio que o CDC será usado como arma principal nas relações de consumo, mas poderá também usar o CC. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Código de Defesa do Consumidor - formatado na lei 8.078 - foi criado para regular nas relações de consumo em todas as esferas, sejam elas civil, administrativa e penal. Instituído nos termos dos artigos 5º, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal, e no artigo 48 de suas Disposições Transitórias, este dispositivo visa a proteção da parte mais frágil de uma relação de consumo: o consumidor.
O CDC foi criado para propiciar uma melhor certeza de que o adquiridor do produto ou serviço não será lesado, dispondo de diversos meios para garantir este fim. Podemos citar alguns exemplos:

Proibição de "Venda casada" (artigo 39): impede que a aquisição de um produto implique na compra de outro;

- Prazo do Arrependimento (artigo 49): o consumidor que adquirir um produto fora do estabelecimento físico (pela internet, por exemplo) tem o prazo de 7 dias após o recebimento para devolver o produto.


Como no âmbito legislativo, há sempre uma lei que ampare as diversas vertentes sociais, podemos afirmar que o CDC protege adequadamente ao consumidor sim.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais