Buscar

Como se dá a emancipação?

Curiosidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Francielli Galvão Penariol

Se o menor tiver idade inferior a 18 anos e idade superior a 16 anos os pais podem conceder‑lhe emancipação, dada por escritura pública ou particular, que deverá ser registrada no Cartório de Registro Civil. À falta dos pais, por sentença do juiz da Vara da Infância e da Juventude, ouvido o tutor, se houver. Pode dar‑se a emancipação, também, pelo casamento, pelo exercício de função pública, pela colação de grau em curso superior ou pelo estabelecimento, com recursos próprios, de sociedade civil ou comercial.

0
Dislike0
User badge image

Amanda Perim

A EMANCIPAÇÃO pode ser de 03 espécies:

 a)- A VOLUNTÁRIA é a concedida pelos pais, se o menor tiver dezesseis anos completos (Art. 5º, parágr.único, I, primeira parte, do C.C).

b)- A JUDICIAL é a concedida por sentença, ouvido o tutor, em favor do tutelado que já completou dezesseis anos. (Art.5º,parágr.único,I, segunda parte, do C.C).

 c)- A LEGAL, é a que decorre de determinados fatos previstos na lei, como o casamento, o exercício de emprego público efetivo, a colação de grau em curso de ensino superior e o estabelecimento com economia própria, civil ou comercial, ou a existência de relação de emprego, tendo o menor dezesseis anos completos . (Art.5º, parágrafo único, II, III, IV, e V do C.C.). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais