Buscar

Qual a diferença entre direito objetivo e direito subjetivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Flávia França

O Direito Subjetivo é a lei que pode e deve ser executada ao caso concreto, permitido a conduta de uma parte feita por um indivíduo, como exemplo, a lei assente o direito de cobrar a um devedor uma dívida pendente através do processo de execução. Já o Direito Objetivo é a norma propriamente dita, ou seja, o ramo do Direito Civil (por exemplo) almeja defender as partes nas relações jurídicas interpessoais.

0
Dislike0
User badge image

pepa Franzotti

O direito objetivo é aquele que está posto no ordenamento jurídico (positivado) e o direito subjetivo é aquele que está posto ao sujeito, ou seja, o indivíduo tem a escolha de recorrer ou não ao direito objetivo.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Direito objetivo é o conjunto de normas que o estado mantém em vigor. Constitui uma entidade objetiva frente aos sujeitos de direitos, que se regem segundo ele. Também chamado de direito positivo, pois é um direito posto. 

Já o direito subjetivo designa a faculdade da pessoa  de agir dentro das regras do direito. É o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais. Refere-se a potencialidade do exercicio de um direito. 

Em suma, o direito objetivo indica o ordenamento positivo e o direito subjetivo a faculdade de exigir seu cumprimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais