Buscar

Superveniência causal.

Explique o que é superveniência causal. 

💡 1 Resposta

User badge image

Thais Leão

Na definição de Fernando Capez (2006), superveniência causal seria toda e qualquer condição que de alguma forma atua paralelamente à conduta, interferindo no processo causal. O Código Penal adotou a Teoria da Equivalência dos Antecedentes conditio sine qua non (artigo 13, caput do Código Penal). Assim, toda e qualquer conduta que tenha de alguma forma contribuído para o resultado deve ser considerada como causa.

O que se deve analisar em cada caso concreto – como leciona Fernando Capez (2006) – é o critério da eliminação hipotética, segundo o qual toda vez que se exclui um fato, e mesmo assim o resultado ocorrer, é sinal que o fato não foi causa do resultado. Em relação à responsabilidade, ela é limitada na cadeia da causa, uma vez que o empresário que trabalha na legalidade de vendas de arma de fogo não pode ser responsabilizado pelos crimes de Homicídio. 

fonte: PORTAL DA EDUCAÇÃO

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais