Buscar

Crime doloso e culposo.

Qual a diferença entre crime dolodo e culposo?

💡 5 Respostas

User badge image

Eduardo P. Caon

Vivian, o Crime Doloso é quando o agente prevê e leva adiante o crime, produzindo o resultado, por exemplo: matar alguém com um tiro proposital. Já o Crime Culposo, é quando o agente produz o resultado ilícito, porém, sem a legítima intenção de cometê-lo, agindo assim com imprudência, imperícia ou negligência, por exemplo: um acidente de carro. Outro fator diferencial bem relevante são as penas. No doloso, pode ser de 6 a 20 anos de reclusão, e no culposo, de 1 a 3 anos de detenção.

Acredito ser basicamente isso. Espero ter ajudado.

Bons estudos!

4
Dislike0
User badge image

bruno macedo amorim

Crime culposo

Seria aquele em que existe a inobservância do devido cuidado caracterizado pela presença de uma conduta negativa (negligência), positiva (imprudência) e a falta de capacidade para executar oficio ou profissão (imperícia). 

Crime doloso

Seria aquele em que necessita de uma representação na cosciência do agente caracterizado pela presença do elemento intelectivo (consciência) e volitivo (vontade).O agente representa a ação e exterioriza na forma de crime. vale lembrar que o DOLO se divide em Dolo Direto e Dolo Eventual.

para mais informações favor consultar:

Tratado de Direito Penal 

Cezar Roberto Bitencourt

uma obra muito boa e bem fundamentada, para que a explicação fique bem fundamentada.

 

0
Dislike1
User badge image

Alex Lenzi Dos Santos

 , No crime DOLOSO, o agente (pessoa que executa a ação) tem a intenção, a vontade de realizar o crime. Já no CULPOSO, o agente não tem a intenção de realizar o ato, mas por imprudência, negligência ou imperícia, acaba por praticar o crime.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais