Buscar

sobre o fórum avaliativo da matéria online História da arte, alguém pode me ajudar ?

Esse é nosso Fórum Avaliativo referente à Unidade 1 "E onde começa a arte?". Nosso objetivo aqui é discutirmos o papel da arte e sua importância nas diferentes civilizações.

Como as diferentes formas de arte refletem as mudanças nas diversas sociedades estudadas na Unidade 1? Por outro lado, como as referências do design atual à arte dessas sociedades pode contribuir para transmitir os valores e essências de suas culturas de origem? Veja o seguinte exemplo das famílias tipográficas:

Tipografia com referência egípcia

A família de fontes egípicias tem serifas bastante destacadas, geralmente com a mesma espessura das hastes. São inspiradas nos estilos dos hieróglifos, que eram esculpidos em pedra.

Famílias de fontes romanas

As famílias de fontes romanas antigas são baseadas nas inscrições encontradas nas antigas ruínas romanas e caracterizam-se pela presença de serifas arredondadas.

Família de fontes góticas

As famílias de fontes góticas tem suas formas baseadas nos estilos de caligrafia presentes nos primeiros livros impressos no final da Idade Média.

Referência das imagens: GASPAR, M. Famílias tipográficas (2015).

De que maneira esses tipos transmitem os valores e as características dos períodos históricos que lhes influenciaram? Essa transmissão realmente ocorre ou as tipografias não tem relação com a arte egípcia, romana e gótica, respectivamente? Por que não?

Ao realizar um projeto gráfico, qual a diferença de se utilizar uma fonte da família romana ao invés de uma fonte gótica? Em quais casos cada uma dessas fontes poderia ser empregada de maneira adequada para transmitir a informação desejada?

Você consegue apresentar outros exemplos de design contemporâneo que buscam referências em diferentes períodos da História da Arte? Qual o impacto dessas referências na percepção desses objetos hoje?

💡 1 Resposta

User badge image

Jessica Campos

não sei responder essa pergunta no momento, aguardo resposta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais