A maior rede de estudos do Brasil

Atividade para avaliação - Semana 5 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Escreva um texto correlacionando como o investimento em educação é discrepante entre estados e diferente com relação ao mínimo nacional. Articule esta discussão com o conceito de democracia. Todos os alunos do Brasil têm o mesmo direito à educação? Por quê? Qual explicação Callegari fornece a respeito dos dados que o gráfico apresenta? https://cursos.univesp.br/courses/1855/files/932081/preview

6 resposta(s)

User badge image

Paula

Há mais de um mês

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 5 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

APÓS ANALISAR O GRÁFICO E RELACIONÁ-LO COM OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ SE APROPRIOU ATÉ AQUI, ESCREVA UM TEXTO CORRELACIONANDO COMO O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO É DISCREPANTE ENTRE ESTADOS E DIFERENTE COM RELAÇÃO AO MÍNIMO NACIONAL.

ARTICULE ESTA DISCUSSÃO COM O CONCEITO DE DEMOCRACIA. TODOS OS ALUNOS DO BRASIL TÊM O MESMO DIREITO À EDUCAÇÃO? POR QUÊ? QUAL EXPLICAÇÃO CALLEGARI FORNECE A RESPEITO DOS DADOS QUE O GRÁFICO APRESENTA?

 

Qual o principal dado que podemos apurar da análise desse gráfico.

O principal dado a ser apurado é o valor por aluno e as suas diferenças entre estados e em relação ao mínimo nacional. Alguns estados ultrapassam muito o mínimo (quase 100%) enquanto outros estados ficam abaixo do mesmo.

Como podemos relacionar esse dado com o conceito de democracia?

Podemos pensar no fato de que, em uma democracia, onde deveria haver maior igualdade e poder ao povo, ainda existe uma diferença gritante entre estados e lugares onde a população não recebe sequer o valor mínimo por aluno estipulado.

 Qual explicação Callegari nos fornece a respeito do dado que o gráfico apresenta?

Para iniciar, Callegari diz que o FUNDEB realiza um tipo de distribuição que não equipara todo o Brasil e destaca que alunos de alguns estados recebem menor importância em relação a outros. Além disso, ele destaca a queda do valor mínimo e diz que alguns estados vãos ter que transferir recursos destinados à manutenção do estado para a educação.

Como possível notar no gráfico é o valor apurado por aluno e as diferenças entre o Estado.

Vivemos em um país democrático e por isso observar que há discrepâncias tão profundas entre o valor gasto por aluno em cada região brasileiro torna o nosso Estado menos democrático, menos igualitário e isto é uma questão social.

Callegari afirma que a distribuição dos gastos por aluno é mal distribuída em todo o território nacional, e dessa forma alguns alunos acabam possuindo menos importância para FUNDEB, assim ele evidencia que há muitas divergências inter regionais.

Espero ter ajudado. 

Por favor não esquece de curtir. ok

User badge image

francisco

Há mais de um mês

gostei do conteúdo
User badge image

Dani

Há mais de um mês

Cade a resposta?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes