A maior rede de estudos do Brasil

Oferecida a Inicial, Qual o prazo para que o juiz tome a decisão?

Oferecida a inicial, os autos serão encaminhados conclusos para que o juiz verifique se estão presentes os requisitos legais para o recebimento, ou não. Qual o prazo para que o juiz tome a decisão?


2 resposta(s)

User badge image

edna

Há mais de um mês

prazo de 10 dias

 

prazo de 10 dias

 

User badge image

Estudante

Há mais de um mês

Em regra, não há prazo legal para que o juiz receba ou não a denúncia. Entretanto, a lei 4.898 de 1965 que trata do abuso de autoridade menciona o prazo de 48 horas para que o juiz tome essa decisão: Recebidos os autos, o Juiz, dentro do prazo de quarenta e oito horas, proferirá despacho, recebendo ou rejeitando a denúncia. É bom lembrar que esse prazo processual é impróprio sendo que sua inobservância, em regra não causa nulidade processual. 

Há autores que entendem que o prazo para o recebimento da denúncia tem natureza de despacho já outros autores entendem que tem natureza de decisão interlocutória, seguindo esse entendimento observa-se os prazos do artigo 800 do Código de Processo Penal que dispõe: 

Art. 800.  Os juízes singulares darão seus despachos e decisões dentro dos prazos seguintes, quando outros não estiverem estabelecidos:

I - de dez dias, se a decisão for definitiva, ou interlocutória mista;

II - de cinco dias, se for interlocutória simples;

III - de um dia, se se tratar de despacho de expediente.

Sendo assim, seria um dia (despacho) ou 5 dias (decisão interlocutória) para o juiz receber ou não a denúncia mas isso é um entendimento doutrinário. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes