Buscar

Quais são os principais custos que envolvem as operações de exportação?

💡 1 Resposta

User badge image

Jhordan Santos Padilha Lord

Para que as operações logísticas de importação e exportação se tornem viáveis, é necessário empenhar algum esforço na redução dos custos envolvidos. Para isso, além do expertise naturalmente exigido, também é importante conhecer os custos envolvidos.

Falando de forma simplista, as operações logísticas de exportação se resumem a transporte, estocagem e distribuição de mercadorias ao mercado externo. Assim, é fundamental conhecer as operações que compõem a cadeia de valor, bem como os seus respectivos custos.

Neste artigo vamos elencar os principais fatores que compõem os custos de exportação de um produto para auxiliá-lo na otimização das operações logísticas da sua empresa comercial exportadora e garantir os melhores resultados.

1. Classificação fiscal

A correta classificação fiscal pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. Ela é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes em um processo de exportação, pois é utilizada para definição dos tributos aduaneiros.

Utilizar uma classificação fiscal incorreta pode incorrer em multas para o exportador e o recolhimento indevido de tributos, aumentando os custos com a operação de exportação.

2. Acordos com países-alvo

Para países onde não existam acordos comerciais estabelecidos, os custos de exportação podem subir muito ou até mesmo inviabilizar os negócios.

O Brasil é signatário de acordos comerciais internacionais que ajudam a tornar os produtos brasileiros mais atrativos no mercado exterior, além de reduzir a carga tributária no momento da entrada do produto no país-alvo.

3. Transporte

Os custos envolvidos no transporte de mercadorias para o exterior são considerados os mais expressivos em todo o processo. Contudo, segundo estudos, os custos de logística exterior vão muito além do simples transporte.

Os principais fatores que influenciam na logística de transporte são: distância, volume e densidade dos produtos, facilidade de acondicionamento e manuseio dos materiais, responsabilidade quanto aos riscos de roubo e deterioração, e influência do mercado no que tange à facilidade de tráfego e sazonalidade.

Portanto, conhecer os custos de transporte é muito importante para dimensionar as suas operações de comércio exterior e ter uma visão de como reduzi-los.

4. Tecnologia

Os custos com tecnologia para as atividades logísticas podem ser vistos como investimento. A correta aplicação da tecnologia pode auxiliar expressivamente na melhoria de processos e redução dos custos de exportação.

A tecnologia pode garantir que o processo de entrega seja feito em espaço de tempo mais curto e criar uma cultura para a redução de custos a longo prazo.

5. Trânsito aduaneiro

As taxas portuárias e aeroportuárias são as mais dispendiosas. É preciso conhecer formas de reduzir os custos, e uma delas é remover as mercadorias das zonas primárias para as secundárias. Isso pode significar redução significativa dos custos de operação.

6. Normas aduaneiras

O conhecimento da legislação e o acompanhamento das rotineiras mudanças que ocorrem são grandes diferenciais que podem incorrer na redução de riscos jurídicos e tributários, garantindo que os procedimentos sejam realizados em conformidade com a legislação em vigor.

De fato, as operações logísticas para o mercado exterior são complexas e exigem grande atenção por parte dos envolvidos.

Estes são alguns dos fatores que compõem os custos de exportação — conhecê-los pode significar um grande passo para identificar pontos para a redução dos custos.

Para auxiliar a sua empresa em sua expansão internacional e garantir um crescimento estruturado do seu negócio, confira outros posts em nosso blog e amplie os seus conhecimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Qual o primeiro passo para se tornar uma empresa exportadora?

Contextualização de Logística Internacional

ESTÁCIO

User badge image

Letícia Santos

Question Icon

Papper Planejamento Organizacional

Contextualização de Logística Internacional

UNIASSELVI

User badge image

Lucas Jesus

Materiais relacionados