Buscar

Caso Concreto 1

Em reportagem recentemente publicada, importante veículo de comunicação afirmou que, de acordo com especialistas, a Lava-Jato inventou não um novo direito penal, mas sim uma nova maneira de conduzir o processo penal. Entendem tais juristas que as novidades não se limitam apenas à velocidade acelerada dos processos, mas também implementou novidades que são mais comuns no sistema anglo-saxão (o denominado sistema de common law) as não na tradição romano-germânica, na qual se filia o sistema jurídico brasileiro. Cita, então, como tais novidades os acordos de delação e os acordos de leniência. 

Neste sentido, pesquise e responda: I) Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romanogermânico do sistema denominado de common law?

II) Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?

💡 5 Respostas

User badge image

Alex Delarge

1) A Common Law adota o costume como principal fonte da legislação. Ainda, algumas especifidades podem ser apresentadas como o sistema dos precedentes judiciais que possuem a característica vinculante baseada no stare decisis. 

2) Pela influência que o Brasil recebeu da França e sua Exegese e da Alemanha.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

I- No sistema romano-germanico (civil law) as leis são a base para as decisões e sentenças judiciais; enquanto na common law, as jurisprudencias quase sempre são a base para as decisões judiciais, sendo quase sempre consultado em casos semelhantes o embasamento para suas sentenças.

II- Por se acreditar que ele tras uma segurança juridica maior, evitando assim que os juizes cometam arbitrariedes ao comparar um caso concreto com outro parecido porém com circunstâncias diferentes.

0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Azevedo

I) Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romanogermânico do sistema denominado de common law?
R.: As principais características que diferenciam os sistemas romano-germânico ou seja o Cívil-Law do denominado Common-Law, é que no romano-germânico a construção do direito é realizado por um Legislador. No Common-Law a construção é baseada pela Jurisprudência, pelo costume, através de normas gerais que se baseiam em decisões judiciais proferidas sobre casos individuais.


II) Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?


R.: O Brasil adotou o sistema jurídico româno-germânico pelo fato do mesmo ser o sistema utilizado em Portugal, tendo em vista que somos herdeiros da política jurídica de Portugal por serem nossos colonizadores, diferentemente do Connom-Law que, apesar de ser utilizado em alguns casos no Brasil, não tem influência direta e é a principal fonte da América do Norte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais