Buscar

quais são os cuidados com a sonda nasogástrica como para de drenar?

#TécnicasBásicas #AuxiliardeEnfermagem

💡 3 Respostas

User badge image

Sonia Maria Ferreira Da luz Costa

Colocar o paciente em decúbito um pouco elevado;
• Adaptar o funil ou seringa na sonda, mantendo-a elevada e despejar a dieta lentamente;
• Limpar a superfície externa da sonda com gaze se houver extravasamento;
• A dieta deve ser totalmente líquida, pois do contrário poderá obstruir a sonda;
• A temperatura ideal é de 37 °C e nunca retirar a sonda de gastrostomia; caso saia acidentalmente, comunicar o médico imediatamente.
Abordar ainda sobre os cuidados com a sonda vesical de demora, utilizada por muitas pessoas idosas, que perderam a capacidade de urinar espontaneamente, e necessitam deste tipo de prescrição médica.
Da mesma forma, orientar que nesse método a sonda é mantida dentro da bexiga, assim, a urina fluirá continuamente. A sonda liga-se a uma bolsa coletora que pode ser fixada na lateral da cama, da cadeira de rodas, ou na perna do paciente (caso ele ande).
Para prevenir complicações como infecções, sangramentos e feridas frisamos a importância de se tomar os seguintes cuidados:
• Lavar as mãos; limpar a pele em torno da sonda com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia para evitar o acúmulo de secreção;
• Lavar a bolsa coletora uma vez ao dia, com água e sabão ou água e cloro (cândida); quando desconectar a bolsa da sonda, bloquear a sonda com uma gaze estéril, para que a urina não vaze;
• Manter a bolsa coletora sempre abaixo do nível da cama, e não deixe que ela fique muito cheia, para evitar que a urina retorne para dentro da bexiga;
• Não deixar a perna do paciente apoiada na sonda, porque essa estará ocluída e a urina não sairá da bexiga;
• Sempre que não houver urina na bolsa coletora, verifique se não há dobras ou obstruções no sistema e NUNCA troque a sonda vesical, esse é um procedimento de enfermagem, e deve ser realizado com técnica específica do profissional.

 

2
Dislike3
User badge image

Andre Smaira

A sonda nasogástrica é um tubo de material PVC que é utilizada para drenagem ou alimentação em pacientes que estão impossibilitados de fazer essas funções de forma natural e essa sonda deve ser introduzida de forma técnica, indo das narinas até o estômago do paciente.

Ao introduzir a sonda nasogástrica no cavalo é necessário atentar-se ao divertículo, que é uma bolsa de fundo cego, da narina do animal e se localiza próximo ao óstio nasolacrimal, pois se a sonda introduzida entrar no divertículo ao invés de passar pela narina do animal, a passagem correta da sonda até a região gástrica do animal será comprometida e ela não chegará ao destino final, comprometendo todo o processo de tratamento do animal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais