Buscar

em institutos específicos (conceito de tributo, lançamento, fato gerador, imunidade, isenção, elisão e evasão fiscal etc.).

No tocante às generalidades do Direito Tributário, analise as assertivas abaixo:
I. O Direito Tributário se inter-relaciona com os outros ramos do Direito. Daí, podemos afirmar que é íntima a relação com o Direito Constitucional, pois este ramo do direito determina e delimita o poder do Estado em matéria fiscal, circunscrevendo territorialmente as unidades federativas quanto à competência de cada uma delas para arrecadar tributos.
II. Podemos afirmar que o Direito Tributário possui autonomia científica, pois, além dos princípios próprios, tem institutos específicos (conceito de tributo, lançamento, fato gerador, imunidade, isenção, elisão e evasão fiscal etc.).

💡 3 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

I) Correto. O Direito Tributário se aproxima, com diferentes niveis de intensidade, de diversos ramos do Direito. Uma das relações mais intimas é, naturalmente, com o Direito Constitucional. A Constituição, em seus artigos 145 e ss., delimita o poder do Estado em matéria tributária, atribuindo a cada ente federativo determinadas competêcias.

II) Correto. O Direito Tributário goza de autonomia científica. No entanto, é necessário sublinhar que tal autonomia é sempre relativa.

O Direito Tributário possui seus próprios princípios e institutos. 

2
Dislike0
User badge image

Mayara Maia

I e II estão corretas

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais