Buscar

O currículo sempre é um sistema de relações sociais e de poder com uma história específica

 

O currículo sempre é um sistema de relações sociais e de poder com uma história específica; isso está relacionado com a ideia de que o currículo pode ser entendido como "conhecimento dos poderosos". Sempre é também um corpo complexo de conhecimento especializado e está relacionado a saber se e em que medida um currículo representa "conhecimento poderoso" - em outras palavras, é capaz de prover os alunos de recursos para explicações e para pensar alternativas, qualquer que seja a área de conhecimento e a etapa da escolarização. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:

I- Os níveis de decisão curricular estão em constante construção e podem ocorrer a nível macro e microcurricular.
II- O currículo se constitui enquanto conjunto de intencionalidades que variam conforme os interesses e significados construídos em sociedade.
III- A organização curricular compreende somente questões relacionadas sobre o quê ensinar e como, não se ocupa dos processos avaliativos.
IV- O desenvolvimento curricular compreende algumas fases, incluindo a justificação teórica com os pressupostos, aspectos culturais e ideológicos. 

É correto apenas o que se afirma em:

FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. V. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014.

 

 a)

I, III e IV.

 b)

I, II e III.

 c)

II, III e IV.

 d)

I, II e IV.

💡 10 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais