Buscar

norma penal em branco

alguém poderia dar-me um apanhar geral bem mais nítido ? 

💡 4 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Olá Évelin! Bom, a norma penal em branco é aquela norma incompleta, é aquela norma que para ser aplicada ao caso concreto necessita de um complemento, uma outra norma. A norma penal em branco é uma norma incompleta. Ex: Art. 184 (Violação de direito autoral). Neste exemplo, o agente precisa saber o que são direitos autorais para aplicar esta norma penal. Logo, podemos perceber que o art 184 é uma norma penal em branco, pois por si só é incompleta para a sua aplicação ao caso concreto, na medida em que necessita da norma que dispõe sobre os direitos autorais. Espero que você tenha entendido com minha explicação! Bom estudo!

4
Dislike1
User badge image

Alessandro Ramos

Olá, muito boa tarde!

Normas penais em branco são aquelas em que há uma necessidade de complementação para que se possa compreender o âmbito da aplicação de seu preceito primário. 


Isso significa que, embora haja uma discrição da conduta proibida, essa descrição requer, obrigatoriamente, um complemento extraído de um outro diploma - leis, decretos, regulamentos etc - para que possam, efetivamente, ser entendidos os limites da proibição ou imposição feitos pela lei penal, uma vez que, sem esse complemento, torna-se impossível a sua aplicação.

3
Dislike1
User badge image

Évelin Catarina

Gente, obrigada mesmo. 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais