Buscar

É possível alteração do PDDU sem audiência e consulta pública?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Barbosa Heim

Não. Um dos princípios do direito urbanístico é a gestão democrática das cidades, o que, por si só, já traria a necessidade de participação social na elaboração e alteração de planos diretores. Ainda que possa haver alguma confusão entre princípios e diretrizes, este princípio está positivado no artigo 2, II, do Estado das Cidades. Não obstante, o Estatuto das Cidades traz regra expressa sobre a necessidade de participação popular na elaboração de planos diretores. O artigo 40, § 4o, determina que na elaboração do plano diretor os poderes executivo e legislativo deverão promover audiências públicas e debates com a população.

Note que a lei deve ser interpretada extensivamente, pois fala em "elaboração" e "fiscalização de sua implementação", mas para qualquer revisão ou alteração a participação popular se faz imprescindível, como resta consolidado na jurisprudência de todo o país.  

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais