Buscar

como fazer a sintese da aspirina?

💡 1 Resposta

User badge image

Especialistas PD

Procedimento:

1-Coloque cerca de 2,0g de ácido salicílico em um erlenmeyer bem seco.

2-Adicione 5,0 ml de anidrido acético (cuidado: o anidrido acético provoca queimaduras. Não permita o contato com a pele). Adicione, a seguir, 5,0 gotas de ácido fosfórico .

3-Monte um banho de água.

4-Introduza o erlenmeyer no banho de água (não é necessário prende-lo), aqueça durante 15minutos, agitando algumas vezes a mistura de reação com auxílio do bastão de vidro.

5-Adicione a seguir, CUIDADOSAMENTE, 2,0 ml de água destilada para decompor qualquer excesso de anidrido ácetico. Se houver excesso do anidrido, a água provocará a evolução de vapores se ácido acético, reconhecido pelo seu odor característico.

6-Retire o erlenmeyer do banho quando cessar a evolução de vapores , adicione 20,0 ml de água destilada e deixe esfriar . Com isso, deve ocorrer a formação de cristais de aspirina . Resfrie num banho de água e gelo ,para que a cristalização seja mais rápida.

7-Retire o erlenmeyer do banho de gelo e filtre seu conteúdo.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais