Buscar

Como se chama a passagem do soluto pro meio menos organizado para o mais organizado?

💡 2 Respostas

User badge image

Atitude Modas

d


Difusão simples.

0
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

Termodinamicamente falando, quando um sistema está desorganizado e passa a ficar mais organizado, é dito que a entropia desse sistema diminuiu. Ou seja, quanto maior a desordem, maior a entropia.

 

Porém, acredito que a questão utilizou termos equivocados e a pergunta deveria ser: qual o processo que ocorre a passagem de um soluto de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado? Nesse caso, podemos falar em processos de transporte contra o gradiente de concentração através de uma membrana semipermeável. Para esse tipo de transporte ocorrer é necessário o gasto de energia de forma direta ou indireta.

  • Forma direta: gasto de molécula de ATP, o qual fornece energia para que uma proteína transmembrana atravesse um determinado soluto contra o gradiente de concentração.
  • Forma indireta: ocorre com proteínas transmembranares que transportam dois ou mais solutos por vez. Sendo que um deles é transportado através da membrana a favor do gradiente de concentração, enquanto o outro não. A força motriz do soluto que se move a favor de seu gradiente de concentração é tão grande, que é capaz mover outro soluto contra seu gradiente de concentração. Esse tipo de transporte pode ser simporte (solutos atravessam a membrana no mesmo sentido) ou antiporte (solutos atravessam a membrana em sentindo contrários).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais