Buscar

qual o conceito da politica da assistência social

💡 3 Respostas

User badge image

Maxilene Barral

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) regulamentou o art. 203 da CF, e definiu em seu art. 1º, como: “a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”. 
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente faz-se importante ressaltar falar sobre a exclusão social, que caracteriza-se pela marginalização de indivíduos ou grupos na sociedade, de maneira que esses sofrem com alarmantes privações de direitos humanos. Podemos exemplificar na sociedade brasileira pessoas em situações extremas no sentido financeiro privadas de acesso à saúde, educação, trabalho e segurança. Além disso, a perda de liberdades individuais de cunho étnico, cultural, religioso, sexual e ideológico caracterizam-se como violação de tais direitos essenciais da vida digna humana.

A partir desse conceito entende-se como papel do assistente social o amparo de pessoas em situações de exclusão e o auxílio na garantia de seus direitos básicos. Para tal, precisa possibilitar e garantir o acesso desses grupos aos programas, benefícios e projetos sociais. Por fim, o objetivo é assegurar a autonomia dos cidadãos com seguridade de direitos.

No Brasil, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, representa essa classe. De acordo com sua cartilha publicada em 2011, dentre as ações e atividades que constituem o trabalho social destaca-se: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; orientação sócio familiar; atendimento psicossocial; orientação jurídico-social; informação, comunicação e defesa de direitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais