Buscar

Como se classificam os vasos sanguíneos sob o ponto de vista físico?

💡 1 Resposta

User badge image

Mirele Santos

São tubos ocos por onde circula o sangue. Estão distribuídos por todo o organismo. Existem três principais variedades de vasos sangüíneos: artérias, veias e capilares. 

Os vasos sangüíneos são tubos ocos por onde circula o sangue. Estão distribuídos por todo o organismo.  Se fossem esticados, se estenderiam por 160 mil quilômetros, o bastante para dar quatro voltas na terras.

Artérias são os vasos que carregam o sangue rico em oxigênio que é bombeado do coração para todas as partes do corpo. Veias são os vasos que carregam sangue das várias partes do corpo de volta para o coração. Os capilares conectam as artérias às veias.

É muito comum uma veia passar pelo lado de uma artéria, só que levando o sangue em sentido contrário. Os dois vasos transportam a mesma quantidade de sangue. Nas artérias o sangue corre mais depressa, impulsionado pelo coração. Mas ele perde pressão nos estreitos vasos capilares e viaja mais devagar nas veias. Por isso, as veias devem ser mais largas para manter o mesmo volume de sangue das artérias. As paredes das veias tem menos músculos. Para que o sangue volte ao coração, mesmo com a pessoa em pé, existem pequenas válvulas embutidas nas paredes das veias.

 

Fonte:http://www.inf.ufsc.br/~barreto/Projetos/Luciana/aplicativo/vasosSang.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais