Buscar

por que as bacterias em forma de cocos tendem a forma arranjos em cachos irregulares ?

stafhylococcos

💡 5 Respostas

User badge image

Felippe Sales

Cada um desses arranjos é típico para uma espécie particular e pode ser utilizado na identificação. Quando um coco se divide em um plano ele forma um diplococo, ou duas células ligadas. Isto caracteriza algumas espécies de Neisseria, incluindo o agente etiológico da gonorréia. Quando um coco se divide em um plano e permanece ligado depois de várias divisões, formando uma cadeia, esta tem o arranjo dito estreptocócico. As espécies de Streptococcus, como aquelas causadoras das infecções de garganta e feridas, mostram este padrão durante o crescimento.

0
Dislike0
User badge image

Felippe Sales

Se a célula se divide em mais de um plano ou dimensão durante o crescimento, os arranjos celulares tornam-se mais complexos. Quando um coco tal como o Pediococcus se divide no ângulo direito no primeiro plano de divisão, há formação de tétrades, ou grupos de quatro em forma de um quadrado. Uma divisão adicional no terceiro plano pode resultar em pacotes cúbicos de oito células, conhecidos como sarcinas. Obviamente, as espécies de Sarcina possuem este arranjo. Se ocorre divisão em três planos, em um plano irregular, formam-se agrupamentos em forma de cachos de uva, padrão que corresponde às espécies de Staphylococcus .

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Podemos classificar as bactérias conforme a sua morfologia e, em uma dessas classificações nos deparamos com as bactérias cocos. Esses seres possuem esse nome pois têm formato esférico ou elipsoidal (do grego Kokos, caroço, núcleo).

Conforme a sua forma de divisão celular, por exemplo os diplocococ dividem-se em um único plano, formando cocs dispostos em pares. Os estreptococos são dispostos em fileira, lembrando as contas de um rosário e se dividem em um único plano regular. Já os estafilococos possuem um aspecto de cacho de uva pois a divisão celular ocorre em planos irregulares. Fazem parte dessa classificação as bactérias Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, S. saprophyticus, entre outros.

Resposta: os cachos irregulares são resultado da divisão celular em planos irregulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais