A maior rede de estudos do Brasil

Quais são os movimentos de politica criminal existentes no Brasil?


2 resposta(s)

User badge image

Ka

Há mais de um mês

http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15004

http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15004

User badge image

Ka

Há mais de um mês

Os valores dispostos dentro da Carta Constitucional e o Estado Democrático de Direito primam pelos valores fundamentais da sociedade, tendo como base a vivência pacífica do ser humano e todos os valores inerentes a este.

No entanto, observando o sistema penal atual, notamos que este não procura efetivas soluções para os conflitos penais existentes, mas sim, alimentam o círculo vicioso da violência. Visto que o Estado não procura reabilitar os indivíduos que cometeram crimes, e sim apenas os colocam em prisões e depois de soltos eles acabam voltando para a criminalidade.

É, pensando nestas situações, que juristas elaboraram três teorias, a minimalista, onde o Estado deve ser diminuído a um mínimo necessário, a absolutista, onde é retirado do Estado o poder de punir e o garantismo penal que impõe ao Estado o dever de punir desde que sejam observados os princípios constitucionais.

Atualmente, a sociedade clama por uma reação do Estado ao alto índice de crimes cometidos, inclusive por motivos torpes e pior, a sociedade está percebendo que cada vez mais cedo certas pessoas se envolvem com crimes e nada acontece.

Assim, nota-se que a sociedade brasileira está cada vez mais desacreditada com as Instituições e um desprestígio crescente com a Lei, em especial para com a Lei Penal.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes