Buscar

qual a diferença entre direito positivo e direito natural? E por que elas se opõem?

direito civil

💡 4 Respostas

User badge image

Fred Souza

Ambos tratam de pensamentos para definir o Direito. O direito positivo está relacionado exclusivamente com o ordenamento escrito, a própria lei, os códigos, a constituição, ou seja, é imprescindível a presença do estado para o cumprimento do Direito, de maneira que as leis só existem se forem criadas pelo estado e devidamente escritas. O Direito natural parte do pressuposto que o ser humano não precisa de um Estado para que se tenha o Direito, pois cada ser humano já nasce com sentimentos próprios do Direito. Sendo assim, esses sentimentos são universais pois todos seres humanos tem, e não mudam com o passar do tempo porque todos que nascem estão com essa ideia se justiça.
1
Dislike0
User badge image

Mateus Viana

O direito positivo ou positivismo, é aquele em que as normas estão fundamentadas, ou seja, escritas. Hans Kelsen, positivista, diz que a lei deve ser pura, sem qualquer interferencia de outros meios, seja filosoficos, religiosos, etc. a norma deve ser pura!

Quanto ao direito natural ou naturalismo, abriga a ideia de que o direito sempre existiu, desde uma criação divina superior,moral ou natural (da natureza). Os gregos, na idade antiga, é um exemplo de uma sociedade naturalista na época.

1
Dislike0
User badge image

Rafaela Barboza

O direito natural é a idéia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior – trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida social que se originam no Estado. Já o  direito natural é o pressuposto do que é correto, do que é justo, e parte do princípio de que existe um direito comum a todos os homens e que o mesmo é universal. Suas principais características, além da universalidade, são imutabilidade e o seu conhecimento através da própria razão do homem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais