Buscar

qual a capital do amazonas

💡 9 Respostas

User badge image

Daniela Salvo Moraes

manaus 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A capital do Amazonas é Manaus. Manaus é localizada no meio da floresta amazônica, a maior floresta do mundo. É o maior centro econômico, corporativo e financeiro do norte do país. O nome da cidade é em homenagem a tribo dos manaós, que habitavam o local e as áreas dos rios Negro e Solimões. Já foi conhecida como “coração da Amazônia” no século XX e também como “Cidade da Floresta”. É a sétima cidade mais populosa do Brasil (atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte), e também a mais populosa do estado do Amazonas.


Foi fundada em 1669 na época da Capitania Hereditária de São José do Rio Negro. Inicialmente ficou conhecida como Lugar da Barra, por estar situada no encontro das águas dos dois rios: Negro e Solimões. E, a partir de 1791 a cidade virou sede da capitania, e, a partir de 1832, o “Lugar da Barra” ficou conhecido como “Manaus”, o nome do qual carrega até hoje. Manaus é um centro histórico e cultural, com gerações de prédios e estruturas arquitetônicas que contam como foi aquele período na cidade. O Ciclo da Borracha e a Cabanagem marcam a história local.


Por se situar no meio da floresta amazônica, a vegetação na cidade é extremamente presente, tornando a qualidade de vida e de respiração dos moradores elevada. É local de muitos parques famosos como Parque do Mindu e a área verde na Santa Etelvina. E, Também, é onde se localiza o maior jardim botânico do mundo: o Jardim Botânico Adolpho Ducke. É extremamente comum localidades assim na cidade, além de ser um dos maiores centros históricos da região norte do Brasil, tendo sido cenário de diversos acontecimentos históricos, aumentando a história e cultura local.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais