A maior rede de estudos do Brasil

avaliaçao objetiva gestao de pessoas

2)  Não basta somente remunerar as pessoas por suas tarefas produzidas, é preciso incentivá-las a dar o melhor de si. A remuneração fixa, representada somente pelo salário, satisfaz a alguns fatores higiênicos e dificilmente motiva os colaboradores para a melhoria contínua. Este tipo de remuneração desempenham um papel de extrema relevância, uma vez que podem atender às necessidades motivacionais.

 

O texto acima está conceituando qual tipo de remuneração. Marque a alternativa correta.

Peso: 1.0

 

    Benefícios e incentivos

 

    Benefícios monetários 

 

    Benefícios supletivos 

 

    Benefícios espontâneos 

 

    Benefícios legais 

 


3

3) O sistema Recompensar abrange a administração salarial do corpo funcional. Chiavenato afirma que esse sistema proporciona incentivos e motivação, “tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos”. A política de remuneração de uma organização deve atender aos custos laborais, mas por outro lado também deve considerar que essa é uma forma de reter os colaboradores.

 

Considerando o texto acima a remuneração total é composta por três elementos. Analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.

 

I. Remuneração básica – salário;

II. Incentivos salariais – bônus, participação em lucros e resultados;

III. Níveis de produtividade.

IV. Qualidade e satisfação

 

É CORRETO afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e III estão corretas

 

    II e IV estão corretas 

 

    III e IV estão corretas 

 

    I e II estão corretas 

 

    I e IV estão corretas 

 


4

4) As políticas expressam os valores éticos da organização que governam as relações com os stakeholders. A partir das políticas podem-se definir os procedimentos ou normas a serem implantados, que orientam o desempenho das atividades, cargos e funções, conforme os objetivos da organização. As normas constituem um plano permanente que serve para orientar a ação e o comportamento dos colaboradores. Visam também dar consistência à execução das atividades, garantindo um tratamento equitativo e uniforme.

 

Com base no texto acima analise as afirmações abaixo, verificando se são verdadeiras ou falsas.

 

I. Agregar: seleção: Política: Selecionar pessoas com alto potencial, considerando o futuro aproveitamento dentro da organização. Norma: Manter mensalmente um programa de integração para novos colaboradores; realizar visitas técnicas com todos os novos colaboradores.

II. Aplicar: avaliação de desempenho: Política: Manter sistematicamente processos formais de avaliação do desempenho dos colaboradores. Norma: Realizar avaliação de desempenho todo o final de ano, com  autoavaliação e avaliação do gestor.

Peso: 1.0

 

    A afirmação I é verdadeira, e a afirmação II é falsa. 

 

    A afirmação I é falsa, e a afirmação II é verdadeira. 

 

    A afirmação I é verdadeira, e a afirmação II também é verdadeira. 

 

    A afirmação I é falsa, e a afirmação II também é falsa. 

 

    O sistema recompensar: Proporcionar sistematicamente a orientação adequada aos novos colaboradores para uma integração rápida e eficaz à organização, ao grupo e ao cargo ocupado. 

 


5

5) Chiavenato (1999) salienta que as políticas de gestão de pessoas referem-se à maneira como a organização pretende lidar com seus colaboradores e, por intermédio deles, atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais. Cada organização desenvolve as políticas de gestão de pessoas mais adequadas à sua filosofia, cultura e necessidades. Uma política de gestão de pessoas deve abranger o que a organização pretende acerca dos seguintes aspectos principais.

 

Com base na leitura do texto acima sobre políticas de provisão, suprimento ou agregação de pessoas é CORRETO afirmar, em:

 

I) onde recrutar (fontes de recrutamento dentro ou fora da organização), em que condições e como recrutar (processo de recrutamento preferido para abordar o mercado de recursos humanos) pessoas;

II) critérios de seleção de pessoas e padrões de qualidade para admissão quanto às competências cognitivas, experiência e potencial de desenvolvimento;

III) como integrar os novos participantes ao ambiente interno da organização, com rapidez e eficácia;

IV) como lidar de forma preventiva com os problemas de rotatividade e absenteísmo e desligamentos.

 

É CORRETO afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I, II 

 

    I, III 

 

    II, IV 

 

    I, IV 

 

    I, II, III e IV 

 


6

6) As contribuições da teoria comportamental, salientam a importância da motivação e da preocupação em conciliar os objetivos organizacionais com os objetivos dos trabalhadores. Um dos significativos resultados da teoria comportamental para a gestão de pessoas é de um modelo, surgido no final da década de 1960, que salienta a importância da cultura e da mudança organizacional. O modelo utiliza pesquisa e planejamento com estratégia educacional e procura promover mudanças em atitudes, valores e estruturas das organizações, para que elas possam adaptar-se às alterações do ambiente.

 

Com base na leitura do texto acima, assinale a alternativa que identifica  o modelo conceituado:

Peso: 1.0

 

    Desenvolvimento humano 

 

    Abordagem contingencial 

 

    Teoria comportamental 

 

    Teoria behaviorista 

 

    Desenvolvimento organizacional 

 


7

7) Geralmente os programas de integração são encontros de duração variável, nos quais são apresentados vários temas sobre a cultura, a estrutura e o funcionamento da organização. Também é entregue o manual de integração de novos colaboradores, são projetados filmes, realizam-se visitas aos locais e encerra-se com um almoço. Existe ainda um programa chamado acompanhamento de pessoal, sobre este processo é correto afirmar em:

Peso: 1.0

 

    É o processo de receber o colaborador que ingressa na organização, propiciando uma série de informações. 

 

    É um processo que ocorre durante os primeiros meses de trabalho dos novos colaboradores. 

 

    É um processo que fala de histórico; organograma, produtos e/ou serviços;negócio, filosofia ou princípios, missão; políticas de gestão de pessoas. 

 

    É um processo de integração no setor, visita, contato com novos colegas e chefias. 

 

    É um processo de integração no cargo visando informações e/ou treinamento sobre as atividades que serão desempenhadas. 

 


8

8) A dificuldade para contratar profissionais qualificados, vem fazendo com que algumas empresas desenvolvam ações de recrutamento interno. Em um projeto dessa natureza, segundo Chiavenato (2004), apresenta vantagens como: a proximidade, uma vez que o candidato já é conhecido e está próximo; economia e rapidez; conhecimento, pelas indicações sobre o candidato; promoção, uma vez que os candidatos reconhecem as oportunidades, e aumento do moral. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a empresa, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.

 

Considerando a situação descrita, entre as desvantagens do recrutamento interno, podemos citar:

 

I. Insuficiência de pessoas para a necessidade das vagas;

II. Dificuldades em conseguir aprovação dos gestores para liberar seus colaboradores;

III. Frustração dos não escolhidos, prejudicando a produtividade.

IV. Bloqueio a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; manter quase inalterado o capital intelectual da organização.

 

Analisando as afirmações, marque a alternativa correta.

Peso: 1.0

 

    I, II, III e IV 

 

    I, III 

 

    II, IV 

 

    I, IV 

 

    I, II 

 


9

9)  Uma nova visão é a denominação dessa área como gestão de pessoas. Essa denominação envolve não somente as práticas e as políticas, mas também uma visão estratégica de pessoas, ligada ao negócio da organização, que é o novo papel da área de pessoas nas organizações.

 

PORQUE

 

Esse novo papel implica perceber as pessoas como parceiras da organização, e não mais como recurso; por essa razão a ARH passa a usar a denominação gestão de pessoas, inicialmente porque pessoas não são administradas, mas sim gerenciadas, e também porque não são recursos, mas pessoas com toda a complexidade e subjetividade que lhes são inerentes.

 

 Com base na leitura das assertivas acima, é CORRETO afirmar que:

 

Peso: 1.0

 

    A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 

 

    A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 

 

    As duas são falsas. 

 

    As duas são falsas, e a segunda não justifica a primeira 

 

    As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 

 


10

10) De acordo com Chiavenato (2004) apresenta as diferenças entre as visões das pessoas vistas como parceiras e pessoas vistas como recursos. Pode-se dizer que:

I. Pessoas vistas como parceiras: subordinação a chefia;

II. Pessoas vistas como recursos: ênfase nas tarefas;

III. Pessoas vistas como parceiras: comprometimento;

IV. Pessoas vistas como recursos: capital intelectual;

 

É CORRETO somente o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    I 

 

    II 

 

    III 

 

    II e III 

 

    IV e I 

1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes