Buscar

Quais os princípios que regem as relações de consumo, em favor do consumidor?

💡 3 Respostas

User badge image

Luciana Santos

Princípio da Proteção da Confiança do Consumidor, Princípio da Segurança, Princípio da Transparência, Princípio da Vulnerabilidade, Princípio da Informação, Princípio da Harmonia, Princípio do Equilíbrio nas Prestações, Princípio da Conservação do Contrato, Princípio da Modificação das Prestações Desproporcionais – Onerosidade Excessiva, Princípio da Intervenção do Estado, Princípio da Reparação Integral, Princípio da Reparação Objetiva, Princípio da Solidariedade, Princípio da Equidade, Princípio da interpretação mais favorável ao consumidor, Princípio da Boa-fé Objetiva, Princípio do Adimplemento Substancial, Princípio “venire contra factum proprium”, Princípio do Acesso à Justiça e Princípio da Prevenção.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para enumerá-los, vamos entender um pouco mais o conceito de princípios.
Os princípios são normas dotadas de alto grau de abstração e alta carga valorativa, nas quais, regem todo o sistema jurídico. A aplicação dos princípios divergem das regras, pois no caso dos princípios, na existência de conflitos, um não se sobrepõe ao outro, apenas havendo o afastamento da incidência com a finalidade de regular o referido caso.

E se tratando dos Direitos do Consumidor, podemos elencar esses princípios como:

  • Princípio da Precaução: o mesmo está implícito no CDC, tendo como finalidade proteger o consumidor de riscos desconhecidos relativos a produtos e serviços oferecidos para consumo.

- Princípio da dimensão coletiva: visa a proteção à coletividade, mesmo que em função de outrem, colocando o interesse coletivo acima do interesse individual.

- Princípio da boa-fé: havendo uma relação de consumo, as partes devem proceder com lealdade, solidariedade, cooperação e probidade, prezando pela equidade nesse tipo de relação.

- Princípio da proteção: infere como proteção básica aos bens jurídicos mais importantes.

- Princípio da confiança: indica que o consumidor contrata ou adquire algo com a esperança de que o negócio será bem sucedido.

- Princípio da transparência: o consumidor deve saber dos riscos do negócio antes de contratar o serviço ou adquirir o produto.


Portanto, os princípios que estão em favor do consumidor, são: da precaução, dimensão coletiva, boa-fé, da proteção, da confiança e da transparência.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais