Buscar

Qual a importância da Fonética?

Preciso aprofundar os meus conhecimentos nesta disciplina já que a mesma será estudada nesse período.

💡 6 Respostas

User badge image

Léo Bardelli

A fonética e a fonologia são domínios da linguística fundamentais na descrição dos sons de uma língua. Quer isto dizer que facultam instrumentos de descrição e análise para a manifestação mais evidente de uma língua, a sua pronúncia.

fonética estuda as propriedades físicas (articulatórias, acústicas e perceptivas) dos sons de uma língua. É o que nos permite descrever e contrastar, por exemplo, os sons representados pela letra l em final de sílaba em Portugal. Em português europeu (PE), essa letra é pronunciada como uma consoante velarizada ([ɫ]) nessa posição, com propriedades diferentes do l que se encontra em posição inicial ou intervocálica ([l]ado e e[l]a). Numa transcrição fonética usamos sempre os parênteses re(c)tos: caldo = ['kaɫdu] ‘vs.’ cala = [kalɐ].

fonologia permite explicar a organização dos sons num sistema de traços distintivos. É assim que, apesar de foneticamente, no português do Brasil, um t ou um d seguidos do som [i] se palatalizarem ([dʒi]ferentegen[tʃi]), fonologicamente temos a mesma unidade fonológica (representada por /t/) tanto nesse contexto como naqueles em que não se verifica a palatalização. A representação fonológica recorre a símbolos fonéticos inscritos colocados entre barras: caldo = /kaldu/.

1
Dislike0
User badge image

Alessandra Bittencourt

phonetics is the cientific study of speech. the central concerns in phonetics are the discovery of how speech sounds are produced, how they are used in spoken language, how we can record speech sounds with written symbols and how we hear and recognize different sounds.
0
Dislike0
User badge image

Barbara Brunetta

Tanto a fonética quanto a fonologia investigam como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala. Qualquer comunicação realizada com sucesso, seja ela um simples cumprimento, seja um discurso político, pressupõe alguns requisitos básicos para os interlocutores: um funcionamento físico adequado do cérebro, dos pulmões, da laringe, do ouvido, dentre outros órgãos, responsá-veis pela produção e audição (percepção) dos sons da fala. Além desses, deve haver o reconhecimento da pronúncia de cada um dos interlocutores, pois, mesmo que tivessem os órgãos da fala e da audição em perfeito estado, essa comunicação poderia não ter sucesso se um deles não compreendesse a língua falada pelo outro. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais