Buscar

Evidências indicam que as cianobactérias tiveram um papel importante no desenvolvimento da vida na Terra, pois:

a.

( ) produzem o gás ozônio (O3), que originalmente era pouco para dar suporte à vida como conhecemos.

b.

( ) produzem o gás carbônico (CO2), que originalmente era pouco para dar suporte à vida como conhecemos.

c.

( ) produzem a água (H2O), que originalmente era pouca para dar suporte à vida como conhecemos.

d.

( )produzem a água (H2O) e o gás carbônico (CO2), que originalmente eram poucos para dar suporte à vida como conhecemos.

e.

( ) produzem o gás oxigênio (O2), que originalmente era pouco para dar suporte à vida como conhecemos.

 

💡 8 Respostas

User badge image

Leilane Lopes

A opção correta é a E. Pois as cianobacterias realizam a fotossintese, consumindo o gás carbônico para a fixação em glicose e nesse processo liberando gás oxigênio (O2). Esse aumento na concentração de gás oxigênio foi importante para a seleção de seres que conseguiam utilizar esse gás em seus processos metabolicos.  

1
Dislike0
User badge image

Amanda Magalhães

Alternativa e. Pois durante o períiodo denominado Pré-cambriano, foram elas as responsáveis tanto por produzir o ozônio que compõe a atmosfera, como ta,bém por produzir o Oxigênio.

Explicando melhor essa é a hipótese e Oparin e Haldane que se baseia no seguinte: há aproximadamente 4,5 bilhões de anos a terra era um local com altas temperaturas (cerca de 50 °C) e intensa atividade vulcânica, o que fazia com que a água evaporasse e retornasse em forma de chuva, provocando tempestades, raios (descarga eletrica), etc. Havia muita radiação solar porque a terra nao possuía camada de ozônio. Todas essas substância e mais algumas foram parra no oceano e deu origem então aos aminoácidos, ácidos graxos, monossacarídeos, com o tempo eles se juntaram e formaram então o coacervado que a se juntar com o Rna disponível nesse oceano, deu origem ao primeiro ser vivo do planeta, ele começou a se alimentar e produzir O2. até que evoluíram e ocorreu todo aquele processso que conhecemos de realizar a ftossíntese e produzir mais oxigêniio ainda.

0
Dislike0
User badge image

Micaele Araújo

Letra E. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais