Buscar

Qual a característica química o carboidrato tem que ter para dar positivo no teste de iodo?

💡 3 Respostas

User badge image

Jaque Vilela

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes do planeta Terra. [...] Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a maior base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia na maioria das células não-fotossintética. Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Outros polímeros de carboidratos agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e coesão entre as células

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em

prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.


Os carboidratos pode ser simples como a glicose ou complexos que possuem diversas moléculas de glicose. Entre os diferentes tipos de carboidratos complexos podemos citar o amido, a celulose e maltose.

O teste de iodo é utilizado para identificar a presença de amido, um exemplo disso é na indústria cervejeira que usa o teste para verificar se o processo de mosturação (conversão do amido do malte em açúcares menores) já terminou.

O amido é comosto por moléculas de amilose e de amilopectina que possuem peso molecular elevado e que sofrem reação de complexação com o iodo.


Portanto para que o carboidrato de positivo no teste de iodo é necessário a presença de amido.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais