Buscar

Como diferenciar Função Fática de Função Poética?

💡 5 Respostas

User badge image

Jorge Araujo

olá, segundo sei, a diferença assiste no objetivo que se tem em cada uma das duas funções da linguagem. A função poética destaca-se por um enfoque maior na mensagem dentro de um texto, muitas vezes utilizando elementos estéticos a fim de dar-lhe uma maior importância; podemos encontrar essa função não só na poesia, mas em outros gêneros como textos publicitários. Já a função fática, é o enfoque no canal por que a mensagem irá ser transmitida; qualquer recurso dentro do texto que venha a se referir ao canal, se enquadra nessa função. basicamente, um "alô? está me ouvindo? " já é um exemplo da função fática.
1
Dislike0
User badge image

Jorge Araujo

em outras palavras, a função fática é o enfoque no contato entre o emissor da mensagem e o seu receptor.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Função Fática é a interação entre emissor e receptor das mensagens, ela é utilizada em todo o momento da comunicação. Essa função da linguagem está presente principalmente nos cumprimentos, nas despedidas e nos diálogos em geral, como em conversas telefônicas, por exemplo.

Já a função poética a ênfase encontra-se na elaboração da mensagem. O emissor precisa de certo cuidado ao elaborar a mensagem, no intuito de selecionar as palavras e recombiná-las de acordo com seu propósito. Ela está presente nos poemas e, em alguns casos, na prosa e em anúncios publicitários.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais