Buscar

Quais as diferenças entre lesões reversíveis e lesões irreversíveis?

💡 2 Respostas

User badge image

Maira Tamires

A lesão reversivel é aquela em que a celula sofre lesão no citoplasma atingindo apenas suas organelas, não atingindo o nucleo. Ao retirar o agente agressor a celula se recupera.
A lesão irreversivel é aquela em que a celula sofre intensa lesão que provoca sua morte, ou seja, o agressor atinge citoplasma e nucleo. 
 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A lesão celular reversível, também conhecida como RCI, é uma lesão celular com a marca das alterações morfológicas na célula. Essas alterações podem ser revertidas se o estímulo prejudicial for removido.

Características identificáveis de uma célula submetida a lesão celular reversível são a fosforilação oxidativa reduzida, a regulação negativa da produção de adenosina trifosfato (ATP) e o inchaço da célula causado por alterações nas concentrações de íons na célula. Outras respostas globais também podem ser vistas.

A lesão celular irreversível é uma lesão em uma célula que também causa alterações morfológicas na célula, embora mais permanente e frequentemente, mais interna à maquinaria interna da célula. Se o estímulo prejudicial não for removido após um longo período de tempo, por exemplo, em infecções virais crônicas, exposições químicas ou uma resposta interna que seja intencional (isto é, uma resposta imunológica), lesões irreversíveis e, finalmente, a morte celular podem ocorrer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais