Buscar

Como ocorre a cicatrização de um machucado?

💡 2 Respostas

User badge image

Taina Marques

O processo de cicatrização ocorre em três fases principais: inflamatória, proliferativa e de maturação. 

Fase inflamatória: 
Inicia-se logo após a ocorrência da lesão. Começa com coagulação inicial e, logo em seguida a vasodilatação, que dá início ao processo inflamatório. Os monócitos e neutrófilos são as primeiras células inflamatórias a chegar ao local da ferida com a função de desbridar a superfície e fagocitar corpos estranhos. 

Fase proliferativa: 
Caracterizada pelo aparecimento do tecido de granulação. Formação de novos vasos sanguíneos essenciais para manter o ambiente de cicatrização da ferida. Ocorre também a síntese de colágeno. As células epiteliais começam a migrar das bordas para o leito da ferida, diminuindo sua extensão. 

Fase de maturação: 
Inicia-se após à terceira semana e caracteriza-se pelo aumento da resistência do tecido sem aumentar o colágeno, apenas remodelando-o. A ferida passa por um processo de contração que reduz a quantidade e o tamanho da cicatriz.

 

Fonte: http://enfermagemurgenciaemergencia.blogspot.com.br/2011/04/cicatrizacao-e-escolha-do-curativo-no.html

4
Dislike0
User badge image

Vanessa Martins Hanauer

Imediatamente, o organismo direciona mais plaquetas para a região e tem início a produção de fibrina – substância que só se forma no sangue quando um vaso é rompido. As plaquetas se juntam nas pontas dos vasos cortados e atuam como um tampão, parando o sangramento em alguns minutos. A fibrina age como a cola dessa união de plaquetas. A defesa da região leva cerca de três dias e é feita pelos glóbulos brancos. Essas células sangüíneas destroem seres estranhos que entram no corpo pelo machucado – como bactérias. O processo de defesa deixa a ferida inflamada alguns dias. Nesse período também aparece a “casquinha”, que é simplesmente o sangue coagulado e ressecado. Após a ação dos glóbulos brancos, vem a limpeza geral. Entram em cena os macrófagos (um tipo de célula presente na pele), que “engolem” as células mortas e as últimas bactérias que restaram. Ao mesmo tempo, cresce o fluxo de sangue na região, dando origem àquela vermelhidão típica de machucado. Com mais sangue, multiplicam-se as células na porção superficial da pele.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais