Buscar

qual a base fisica para o modelo RPECV?

inorganica

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Alionso Huk

a base física para esta teoria é que os pares de elétrons estejam o mais afastados  para que haja a menor repulsão possível, pois  a sua carga é igual (negativa). A  disposição do átomos no espaço será organizada conforme a repulsão dos seus pares eletrônicos, os núcleos dos átomos são responsáveis pela forma em que eles vão ser organizados, dependendo do número de pares a molécula terá uma geometria característica, por exemplo linear, angular, tetraédrica etc.

1
Dislike0
User badge image

Eliete Braga

Segunda a teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, a disposição dos átomos no espaço ao redor do átomo central, é dada a partir da repulsão existente entre os pares de elétrons que ficam na camada de valência do átomo central. 
Desta forma os pares de elétrons se localizam o mais afastado possível, uns dos outros, para evitar uma repulsão brusca. 


0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

No modelo RPECV (modelo da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência) as regiões de maior densidade eletrônica tomam posições o mais afastadas possível, e a forma da molécula é nomeada identificando-se as posições dos átomos na estrutura resultante.

A consideração básica do modelo RPECV é que regiões de maior densidade eletrônica, ou seja, os pares ligante, assumem posições tão separadas quanto possível, de modo que as repulsões entre elas sejam minimizadas. E para aplicar o modelo RPECV primeiramente escrevemos a estrutura de Lewis para a molécula ou íon e identificamos o átomo central. Em seguida, contamos o número de átomos e de pares isolados em torno de cada átomo, pois cada átomo e cada par isolado conta como uma região de alta densidade eletrônica. Para alcançar a menor energia, estas regiões assumem posições o mais distante uma das outras quanto possível, de forma que identificamos a forma básica por esta tabela:

Número de regiões de elétrons             Arranjo

                      2                                          Linear

                      3                                          Trigonal Plano

                      4                                          Tetraédrico

                      5                                          Bipiramidal Trigonal

                      6                                          Octaédrico

                     

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais