Buscar

O que coloração de gram?

💡 3 Respostas

User badge image

Silva Martins

E uma tecnica tinturial utilizadas na microbiologia em bacterias. Tem funçaõ de classificar as bacterias em dois grandes grupos: Gram positivo, Gram negativo.

Essa tecnica esta relacionada intimimente com a composição da parede dessas bacterias

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A coloração de Gram é um tipo de coloração diferencial usado em bacteriologia para a exibição de bactérias , especialmente em amostras clínicas. Ele é usado tanto para se referir à morfologia da célula bacteriana, quanto para ser capaz de fazer uma primeira aproximação à diferenciação bacteriana, considerando bactérias gram-positivas que são visualizadas bactérias roxas e gram-negativas que são exibidas em rosa, vermelho ou groselha.
As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano em suas paredes celulares após terem sido desidratadas pelo solvente etanol-acetona durante o processo, tornado-a impermeável se mantendo coradas.
Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina, que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e que após a aplicação do outro corante recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais