Buscar

Mandado de Segurança - Direitos Fundamentais

É possível uma família que não possui moradia própria, impetrar um Mandado de Segurança contra o Estado para que o Direito Fundamental de Moradia seja exercído, fazendo com que o Estado entregue uma casa própria à eles?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriela Gattulli

Conforme exposto no artigo 5º da Constituição e reafirmado pelo artigo 1º da Lei 12.016 de 2009:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público

Sendo assim, é possível perceber que o direito assegurado deverá inevitavelmente ser líquido e certo ao titular.  Segundo juristas como Hely Lopes Meirelles e Maria Helena Diniz, para ser considerado líquido e certo, o direito precisa ser claramente determinado, sem controvérsias e de forma que possa ser exercido imediatamente.

Com isso, apesar de previsto no artigo 6º da Constituição Federal;

 “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. ”

Tal artigo pode ser considerado como uma norma de eficácia programática que segundo José Afonso da Silva: “tais normas estabelecem apenas uma finalidade, um princípio, mas não impõe propriamente ao legislador a tarefa de atuá-la, mas requer uma política pertinente à satisfação dos fins positivos nela indicados”. Não sendo assim um direito líquido e certo.

2
Dislike0
User badge image

Paloma Fiama

Até poderia, é cabível. Faz jus a toda a definição do MS. 

Mas, sucesso na empreitada.. o Estado(BR) tem programas socias para tal, como auxílio moradia, minha casaminha vida e por aí vai.

0
Dislike0
User badge image

Paloma Fiama

até cabeira MS, pois se adequa a definição do instrumento. Mas também poderia se ajuizar uma ação de fazer contra o Estado.

Do sucesso... bem, há programas governamentais, como aux-moradia e minha casa, minha vida, entre outros.... 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais