Buscar

Quais são os critérios de Reveli?

💡 4 Respostas

User badge image

Weslei Auler

Há revelia quando o réu, citado, não aparece em juízo, apresentando a sua resposta, ou, comparecendo ao processo, também não apresenta a sua resposta tempestivamente. Nota-se que não se confunde a revelia com a presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor, que é um dos seus efeitos.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A revelia é um ato-fato processual, que consistente na não apresentação tempestiva de determinada contestação. Ocorre revelia quando o réu que é citado, não aparece em juízo, apresentando a sua resposta, ou mesmo que comparecendo ao processo, também não apresenta a sua resposta tempestivamente.

Não se deve confundir a revelia com a presunção de veracidade dos fatos afirmados por parte autor destes, que é um dos seus efeitos possíveis.

Quando é caracterizada a revelia, desde que sejam coexistentes os pressupostos que viabilizam a apreciação do mérito, é verificado o chamado efeito material, que implica na presunção de veracidade dos fatos que são alegados pelo autor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais