Buscar

Fundamentos das Ciencias Sociais

s sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
  As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
  A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
  Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
  Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.

💡 4 Respostas

User badge image

Or Rocha

1) Conhecimento como característica do ser humano:

A capacidade racional do homem o diferencia do animal. Sua capacidade de pensar, articular ideias e expressá-las por meio da linguagem permitem a produção do CONHECIMENTO.

2) Formas de conhecimento:

Mito: narrativa em forma de fábula. Transmite conhecimento por gerações por meio de lendas e histórias mitológicas.

Conhecimento religioso: conhecimento produzido a partir da fé e da religião. Geralmente a narrativa religiosa pode garantir a salvação para aqueles que têm fé.

Conhecimento filosófico: traduz a busca e amor pelo conhecimento. Suas conclusões são especulativas e não necessitam de provas materiais. Este conhecimento orienta a atividade intelecutal.

Senso Comum: é o conhecimento produzido a partir das observações diárias, estabelece relações de causa e efeito sem a utilização de uma metodologia científica, suas conclusões são empíricas sem nenhum fundamento científico e nem sempre representam a realidade. Características: assistemático, subjetivo, empírico, parcial.

Conhecimento científico: é o conhecimento produzido por meio do método científico. As conclusões são resultado de um método específico e podem ser reproduzidas por qualquer pessoa, em qualquer lugar, se forem respeitadas as mesmas condições do experimento. O objeto do estudo da ciência é delimitado e suas conclusões buscam generalidade (buscam descrever as leis universais que regem o universo) e objetividade (regras bem definidas). Características: metódico, objetivo, geral, imparcial.

3) O que são as Ciências Sociais?

Conjunto de saberes que abrangem a ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA e CIÊNCIA POLÍTICA. Ajudam a “limpar a lente” através da qual enxergarmos as diferentes realidades em que vivemos.

Antropologia: Estuda a cultura e a sua influência no comportamento humano. Nesta ciência o estudioso deve aprender a desconfiar de tudo aquilo que é normal e transformar o que exótico em familiar. O antropólogo se insere em outra sociedade, se despe de seus valores morais, éticos e culturais, e passa a conviver nessa nova sociedade como observador.

Sociologia: Estuda as inter-relações humanas e suas influência sobre o comportamento. O sociólogo trabalha com os fatos sociais como objeto de estudo, verificando a influência destes fatos sobre o comportamento humano.

Ciência Política: Estuda as relações de poder na sociedade, as relações de autoridade, relações entre governantes e governados e a política.

4) Diferença entre enfoque das Ciências Sociais e Naturais:

As ciências sociais diferem das ciências naturais quanto ao foco de estudo, pois seu objeto de estudo é complexo. Enquanto as ciências naturais se preocupam em observar a realidade e descrever as leis que a descrevem, as ciências sociais buscam uma interpretação dessa realidade. As ciências sociais não são exatas e seu método é específico, diferente do método científico das ciências naturais. Além disso o observador se insere no contexto, já que seus valores interiores poderão influenciar em sua observação.

 

5) Conceitos importantes:

Cultura Eurocentrista: A construção científica ocidental teve seu berço na Europa. Com o imperialismo europeu e a expansão da cultura europeia para outros continentes, o modelo do homem branco europeu e sua sociedade se tornaram o padrão a ser seguido por outros povos. Tudo aquilo que era estranho ou estrangeiro era considerado mal e selvagem, devendo ser trazido, ainda que à força, ao padrão da época.

Etnocentrismo: Achar que a cultura de determinada sociedade é superior as demais culturas. Este posicionamento permite a imposição da cultura tida como “superior” ou mais evoluída à sociedade “inferior” ou menos evoluída. Passo a observar o mundo com os padrões e valores da cultura etnocentrista, passo a observar o mundo através da “minha própria lente”.

Relativismo Cultural: É a postura de observar a cultura de uma outra sociedade despido dos valores da sociedade ou grupo ao qual pertenço. É estudar e entender a cultura alheia sem pré-conceitos ou julgamentos prévios. Nos colocamos no lugar do outro e passamos a comprender a sociedade dele, sob a ótica de um indivíduo que pertence àquela sociedade

Diversidade Cultural: É a existência de diversas culturas, hábitos, costumes, regras e formas de expressão distintas no mundo. Com a globalização e a informática, maior é a consciência desta diversidade cultural.

Multiculturalismo: é a interação positiva de diversas culturas, não havendo hierarquias entre elas. Há a formação de uma sociedade multicultural.

 

7) Principais Filósofos:

 

AUGUSTO COMTE:

Positivismo de AUGUSTO COMTE: Matriz filosófica desenvolvida por Augusto Comtecom intuito de estabelecer o racionalismo científico em detrimento do conhecimento religioso ou metafísico. O método científico e racional seria o caminho correto para o esclarecimento. A razão humana prevaleceria e resultaria em leis naturais que descreveriam o funcionamento do homem, da natureza e do universo. O Positivismo deu a base científica à Sociologia, a estabelecendo como uma ciência. A Sociologia seria, analogamenta à Física, uma Física Social que buscaria compreender e descrever as leis que regem a sociedade. Assim como a Física é dividida em Estática e Dinâmica, a Física Social é dividida em Estática Social (características permanentes – propriedade, família, linguagem) e Dinâmica Social (evolução social).

Leis dos Três Estados: Como a ciência se preocupa em descrever as leis que regem o universo, a Sociologia também teria suas leis. Para Comte a lei dos 3 estados descreveria os estágios de evolução de uma sociedade. Primeiramente o estado teológico, onde todas as explicações eram baseadas nas crenças religiosas, tendo como base o divino e o profano; em um segundo patamar teríamos o estado metafísico, onde todo o conhecimento seria baseado em princípios abstratos; em último degrau teríamos o estado positivo, quando todo saber humano seria baseado no método científico, no qual prevaleceria a razão.

Darwinismo Social: surge em um cenário neocolonialista, quando os mercados europeus, crescendo enormemente com as revoluções industriais, necessitam buscar mercado consumir, mão-de-obra e matéria prima em outros países. Os alvos principais do neocolonialismo foram os continentes africano e asiático. O Darwinismo Social, foi uma analogia à teoria Darwinista de Charles Darwin. Para Darwin existe uma lei natural que regula a sobrevivência da espécie mais adaptada ao ambiente, analogamente, teríamos nas sociedades humanas a dominação das nações mais desenvolvidas e adaptadas. O Darwinismo Social justificou o neocolonialismo como uma evolução natural da sociedade, explicando esse fenômeno social. As sociedades que já estavam no estado Positivo, dominariam as sociedades “inferiores”. O Darwinismo Social justificava também as idéias positivistas de Comte e sua Física Social.

Crítica ao Positivismo: Comte tinha as noções gerais de Estática e Dinâmica Social. Para ele a Estática Social eram os conceitos que mantinham a sociedade coesa, e a partir de uma unidade coesa se alcancaria a Estática Social em direção ao progresso (amor por base, ordem por meio, progresso por fim). Neste sentido o Positivismo torna-se antagônico, pois apesar de estar fundado nos métodos científicos, era altamente conservador, justificando umasociedade desigual. Além disso o positivismo acreditava que todas as sociedades evoluem com o tempo, e isto não é uma verdade absoluta já que algumas sociedade se extinguiram e outras permaneceram estáticas no decorrer da história. Outro ponto negativo aborda as vantagens do progresso. Para os positivistas o progesso apenas gera vantagens, sem se prrocupar com os malefícios que também são gerados pelos mesmos avanços, ex: poluição, engarrafemntos, banditismo, violência, desordem urbano, etc.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Ciências sociais.


Segundo George Herbert Mead, os homens interagem emitindo símbolos - palavras, expressões faciais, corporais – ou até mesmo através de gestos simbólicos, demonstramos nosso estado de espírito, intenções e sentido da ação. Dessa forma, a vida social está mediada por símbolos e gestos; e usamos esses gestos para nos entendermos uns com os outros.

Sabendo disto, a opção correta é a última alternativa, “os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.”


Portanto, como se trata de uma questão de múltipla escolha, a alternativa correta é aquela que afirma que os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo. Visto que, segundo George Herbert Mead a vida social está mediada por símbolos e gestos, confirmando assim a alternativa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Ciências sociais.


Segundo George Herbert Mead, os homens interagem emitindo símbolos - palavras, expressões faciais, corporais – ou até mesmo através de gestos simbólicos, demonstramos nosso estado de espírito, intenções e sentido da ação. Dessa forma, a vida social está mediada por símbolos e gestos; e usamos esses gestos para nos entendermos uns com os outros.

Sabendo disto, a opção correta é a última alternativa, “os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.”


Portanto, como se trata de uma questão de múltipla escolha, a alternativa correta é aquela que afirma que os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo. Visto que, segundo George Herbert Mead a vida social está mediada por símbolos e gestos, confirmando assim a alternativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais