Buscar

Qual a diferença entre a autotutela antiga e a atual ?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Augusto

Olá Bárbara.

A autotutela foi utilizada nas civilizações primitivas, as quais não contavam com a organização ou controle do Estado, considerada a mais rudimentar. Nesta modalidade, a resolução dos conflitos era realizada por intermédio da força aplicada pelas próprias mãos, isto é, o Direito se impunha pela força e não pela razão.

Embora não mais utilizada segundo o regramento primórdio supracitado e praticamente excluída do ordenamento jurídico brasileiro, sendo inclusive reconhecida por alguns autores como autodefesa, a autotutela é encontrada como o direito de greve, legítima defesa, possibilidade de qualquer pessoa prender agente criminoso em flagrante, o proprietário retirar o invasor da sua propriedade, etc.

Deve-se porém, levar em consideração que em todos esses casos há limites, e caso sejam desrespeitados, poderá o agente sofrer as consequencias penais segundo a gravidade proporcional da prática delitiva.

6
Dislike0
User badge image

Bárbara Brolezi Camilo

Olá Paulo, muito obrigada pela resposta. Me ajudou muito!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais