O quê é imposto de imporatação?
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
DLRV Advogados
Há mais de um mês
O Imposto de Importação grava a inserção, no território nacional, de bens procedentes de outros países, segundo o disposto no artigo 19 do CTN.
"Art. 19. O imposto, de competência da União, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no território nacional."
O ente federativo para instituir tal imposto é a União, conforme previsto no artigo 153, I da CRFB.
É considerado extrafiscal em sua função, pois é regulado não por motivos de arrecadação, mas por razões de política econômica e fiscal, consistindo em importante instrumento para esta regulação, e por isso mesmo sua alíquota pode ser alterada por decreto presidencial, havendo mitigação do princípio da legalidade, não incidindo a anterioridade.
“Art. 1º - O Imposto sobre a Importação incide sobre mercadoria estrangeira e tem como fato gerador sua entrada no Território Nacional”.
Segundo Eduardo Sabbag, “o fato gerador do imposto em comento é a entrada real ou ficta do produto estrangeiro no território nacional, cabendo ao intérprete assimilar o elemento temporal do fato gerador, à luz de uma ficção jurídica, como o momento do início do despacho aduaneiro, assim entendido o momento da apresentação ou registro da Declaração de Importação ou documento que lhe faça substituir (e demais documentos pertinentes ao desembaraço), perante a autoridade aduaneira (Receita Federal do Brasil) para a liberação da mercadoria estrangeira entrepostada ou depositada”.
Washington Vitor
Há mais de um mês
O Imposto de Importação (II) é uma tarifa alfandegária brasileira. É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, I, da Constituição Federal).