asevin

O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.

Disciplina:Educação1.519 materiais