Buscar

Sobre a influencia da Cognição Exauriente na Jurisdição Voluntária, quanto a coisa julgada

No que tange á Jurisdição, sabemos que divide-se em: Jurisdição Contensiosa e Jurisdição Voluntária. Quanto a imutabilidade dos efeitos, na Jurisdição Contensiosa há COISA JULGADA , na  Jurisdição voluntária por sua vez NÃO HÁ COISA JULGADA.  Esse fato de não haver, deve-se á falta de COGNIÇÃO EXAURIENTE?

💡 1 Resposta

User badge image

Gildeone Zolondek

Exatamente. Cognição exauriente é ato de inteligência do magistrado sobre determinada questão (leia-se: questão controvertida), assim, em jurisdição voluntária não há lide, nem mesmo do Código de Processo Civil fala de partes (autor e réu), mas sim de interessados (art. 88, 719 a 725 do CPC). Sem ltígio, não há possibilidade de proferir uma sentença de mérito - resultado da cognição exauriente -, o que haverá é uma sentença declaratória mínima de direito (v.g., um pedido de emancipação), por isso não há coisa julgada. Entretanto, há controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais acerca deste tema, vale a pena aprofundar o estudo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais