Buscar

Quais as classes de anticorpos existentes na espécie humana e qual a diferença entre eles?

💡 8 Respostas

User badge image

Felipe Rodrigues

IgE - Anticorpo que atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozoose.

IgA - Tem como função proteger o corpo através das mucosa

IgG - Atua nos processos inflamatórios pois neutraliza as toxinas.

IgM - Conhecido como Receptor de antigenos, o maior indice de IgM representa uma infecção recente.

IgD - Responsavel por ativar celulas de Defesa.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta evemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Imunologia Clínica.

Os anticorpos são proteínas séricas da fração gamaglobulina. As classes de anticorpos são: IgG (são os únicos que podem atravessar a placenta), IgM ( funcionam como receptor de antígenos na superfície dos linfócitos B), IgA (bloqueiam a ligação de antígenos (microrganismos) nas superfícies mucosas), IgD (são receptores de antígenos na superfície dos linfócitos B) e IgE (promovem a degranulação de mastócitos e basófilos, gerando inflamação).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver este problema devemos colocar em prática nosso conhecimento em imunologia.


Anticorpos também chamados de imunoglobulinas são moléculas de glicoproteínas, que possuem como função reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para serem eliminados ou fagocitados.

Os anticorpos existentes na espécie humana são classificados conforme o tipo de cadeia, sendo: Imunoglobulina A (IgA), Imunoglobulina D (IgD), Imunoglobulina E (IgE), Imunoglobulina G (IgG), Imunoglobulina M (IgM).


Portanto as classes dos anticorpos do ser humano são:

 Imunoglobulina A (IgA): Cadeia pesada alfa, possui pela secretora T, esta feita nas células epiteliais, sendo adicionado ao IgA na medida que passa através das secreções. Anticorpo encontrado em secreções como saliva, leite, mucosas do trato gastrintestinal e etc.

 Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.

Imunoglobulina E (IgE): cadeia pesada épsilon, existe como um monômero e tem um domínio extra na região constante, presente em baixas concentrações, sendo encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sua função principal é combate a parasitas e reações alérgicas.

Imunoglobulina G (IgG): cadeia pesada gama, são monômeros, sendo a mais versátil podendo realizar todas as funções dos anticorpos, portanto sua produção ocorre em larga escala quando reconhece o antígeno, sendo responsável pela memória específica.

 

Imunoglobulina M (IgM): cadeia pesada mu, normalmente sendo um pentâmero, mas pode ser encontrado como monômero, tem outra proteína covalentemente ligada (cadeia J), sendo que essa cadeia funciona em polimerização, anticorpo encontrada principalmente no meio intravascular, com produção em escala no início da doença. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais