Buscar

Eletromagnetismo

Boa tarde! Podemo me ajudar sobre como posso desenvolver está questão? "2. Quatro cargas iguais Q, duas positivas e duas negativas, são dispostas sobre um quadrado de lado a =1,0 m, de modo que cargas de mesmo sinal ocupam vértices opostos. Uma carga Q/2 positiva é colocada no centro do quadrado. Qual a força resultante que atua sobre ela? " obrigado!

💡 1 Resposta

User badge image

Matheus Oliver De Carvalho Cerqueira

Se cargas de mesmo sinal ocupam vértice opostos, a cada dois vértces opostos, a força sobre a carga +Q/2 é nula. Para os vértices -Q, as forças são de atração, equidistantes, com mesmo valor de carga, e, portanto, de mesmo módulo, mas, embora a direção seja a mesma, os sentidos são opostos. O mesmo ocorre para os vértices de carga +Q, mas cada força cria repulsão, se anulando ao final. Assim a soma dos dois pares de força é nula. Isso acontece se considerarmos que o quadrado está em equilíbrio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais