Buscar

Qual a relação entre ciência política e ciência jurídica ?

💡 4 Respostas

User badge image

Larissa Reinert

A ciencia politica é o estudo da politica atraves da metodologia cientifica, isto é, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana

Seu objeto é o Estado ou o poder. Para uma melhor compreeensão é necessário que se saiba o que significa o termo política, contudo, aqui convém saber que essa ciencia abrange vários campos como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros.

 

Já a Ciencia Juridica tem por estudo o Direito, e também possui vários campos de abrangência.

 

O que importa saber é que através da política se produziu a estruturação da sociedade e através do direito mantém segura essa estruturação. Tanto a Política quanto o Direito são produções humanas para se tornar possível a convivência de forma organizada, logo, se relacionam por serem fenômenos sociais, os quais se complementam.

4
Dislike0
User badge image

erasmo silva

Olá Lucas, vou tentar te ajudar, a ciência política tem um foco voltado para a formação e organização do estado, como no princípio do curso estudamos clássicos como Maquiavel, Thomas Robbes, Montesquieu entre outros diversos, tem-se uma visão realmente política para que possa haver a ORGANIZAÇÃO DO ESTADO. Por outro lado a ciência jurídica preocupa-se em harmonizar a sociedade, como sabemos pelas lições de sociologia e demais disciplinas a convivência em sociedade gera conflitos de interesse, a ciência jurídica tende a buscar meios de convivência e socialização harmoniosa em meio aos diversos grupos sociais.

Com o decorrer do curso você verá que são conceitos bem mais amplos, a princípio espero ter ajudado, vlw!

 

3
Dislike0
User badge image

Bárbara Lima

Lucas não sei se está certo, mas pelo que eu entendo a ciência poliítica tem mais haver com a administração pública, e a jurídica com leis e aplicações das mesmas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais