Geometria Euclidiana

“[...] consideremos um círculo com raio igual ao raio da Terra. Suponhamos ser possível cobrir toda a superfície deste círculo por uma outra superfície, modelável, ajustada a ele. Retiramos, em seguida, esta segunda superfície, aumentamos sua área de um metro quadrado, e a remodelamos, até se transformar novamente num círculo, com área, obviamente, um metro quadrado maior. Em seguida, justapomos as duas superfícies de modo a obter dois círculos concêntricos. Assim, haverá uma diferença x entre os raios dos dois círculos”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José Faria. Geometria: Quando a intuição falha. Cap. 3, p. 123. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_icap3.pdf>. Acesso em 14 mar. 2017. 

Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos do livro-base Geometria Euclidiana sobre um círculo de centro A e raio r, sendo r um número real maior que zero, assinale a alternativa correta.

 
A
O segmento de reta que liga um ponto A de dentro do círculo com um ponto D fora dele é sempre igual ao raio do círculo.
B
Se um ponto C tem distância de A menor do que r então dizemos que C é um ponto de dentro do círculo.
C
Se A e  B são dois pontos de um círculo de raio r então a expressão a seguir sempre é verdadeira ¯¯¯¯¯¯¯¯AB¯¯¯¯¯¯¯¯BA=r.AB¯−BA¯=r.
D
Se D é um ponto fora do círculo então podemos concluir que a distância de D ao centro é menor que r.
E
Se A e B são dois pontos de um círculo de raio r então podemos afimar que a distância entre A é B é igual ao quadrado do raio.
Disciplina:Geometria Euclidiana1.519 materiais

2 resposta(s)

Carregar mais