Buscar

Como se dá a auto limitação do Estado Liberal, limitação essa advinda do Direito Público Subjetivo?

💡 12 Respostas

User badge image

Claudio Neto

 

Olá Matheus! A expressão autolimitação refere-se a uma restrição contemporânea aos Estados liberais? Ou se refere à propria evolução histórica dos modelos de Estados?

Seja o que for, é possível adiantar-se que:

A autolimitação, no sentido de abstenção estatal, era não só imanente à natureza do Estado liberal, como também lhe qualificava, sendo por isso alcunhado de Estado Absenteísta. Tratava-se de um Estado que tutelava apenas os direitos civis ou políticos, conhecidos como direitos de primeira dimensão. São direitos marcadamente individualistas, afirmando-se como direitos do indivíduo frente ao Estado, direitos de defesa diante do poder do estatal; liberdades públicas.

Há, numa progressão histórica, outra limitação ao Estado liberal, a saber, o advento dos direitos de segunda dimensão.

Essa limitação ocorre mediante a incidência dos direitos fundamentais de segunda dimensão ou geração. O Estado liberal, como se sabe, tinha como características a adoção de uma política de indiferença à vida economica e social, um Estado mínimo.

Com o surgimento dos direitos fundamentais de segunda geração ao Estado é imposta uma situação jurídica prestacional, com relação aos ditos direitos sociais. O que caracterizam esses direitos é sua dimensão positiva, cuja incidência converte paradoxalmente a abstenção estatal de outrora, em dever de agir.

Nesse contexto, e considerando a coexistência evolutiva das gerações de direitos fundamentais (por essa razão há quem defenda o uso de dimensão ao invés de geração), apresenta-se as situações jurídicas de direito subjetivo (direito a uma prestação) como um limitador a omissão de um Estado liberal.

3
Dislike0
User badge image

anna caroline

Sistema de pesos e contrapesos

1
Dislike0
User badge image

Claudio Neto

http://maltez.info/respublica/Cepp/teoria_do_estado/autolimitacao_do_estado.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais