Buscar

Gilberto Freyre e a democracia brasileira

Explique como Gilberto Freyre compreende a democracia brasileira a partir da análise da família patriarcal tradicional

💡 2 Respostas

User badge image

Vitor Mendes

De forma bem resumida, Gilberto Freyre tenta criar uma ideia de Brasil, e diferente dos teóricos da epoca que viam a missegenação como algo ruim, Freyre afirmava que isso era bom e que era o fato gerador do povo brasileiro, que a "mistura" do português com o negro, indigenas etc,  criou o Brasileiro, que contêm as qualidades dos dois. 

 

Para Freyre o Brasil foi criado na cama,

 

 

6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Antropologia.


Para Gilberto Freyre, no aspecto econômico, a agricultura da monocultura baseada no trabalho escravo, e no aspecto social, a família patriarcal fundada na união do português e da mulher índia. Na política e na cultura essa sociedade estaria fundamentada no particularismo da família patriarcal. O chefe da família e senhor de terras e escravos era autoridade absoluta nos seus domínios, obrigando até El Rei a compromissos, dispondo de altar dentro de casa e exército particular nos seus territórios.

O patriarcalismo de Freyre tem o sentido de apontar para a extraordinária influência da família como alfa e ômega da organização social do Brasil colonial. Dado o caráter mais ritual e litúrgico do catolicismo português, acrescido no Brasil do elemento de dependência política e econômica em relação ao senhor de terras e escravos, o patriarcalismo familiar pode desenvolver-se sem limites ou resistências materiais ou simbólicas.

A família patriarcal como que reunia em si toda a sociedade, não só o elemento dominante, formado pelo senhor e sua família nuclear, mas também os elementos intermediários constituídos pelo enorme número de bastardos e dependentes, além da base de escravos domésticos e, na última escala da hierarquia, os escravos da lavoura.


Portanto, para Freyre a família patriarcal teria particularismo, onde seria autoridade absoluta em seus domínios obrigando até pessoas da corte como o rei a compromissos e um exército particular em seus territórios, mas Freyre tem o sentido de apontar a poderosa influência que a família exercia não só politicamente, mas economicamente e socialamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais