Buscar

O que é Diamagnético e Paramagnético?

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Weitzel

paramagnetico
São materiais que possuem elétrons
 desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.

diamagnetico

São materiais que, se colocados na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado.

0
Dislike0
User badge image

Isabel Rodrigues

Paramagnético e diamagnéticoCompostos paramagnéticos (e átomos) são atraídos para campos magnéticos, enquanto compostos diamagnéticos (e átomos) são repelidos de campos magnéticos.Os compostos paramagnéticos possuem elétrons não emparelhados, enquanto nos compostos diamagnéticos todos os elétrons possuem rotações emparelhadas.Apenas alguns materiais encontrados na natureza – ferro, níquel, cobalto e gadolínio (Um quinto elemento, disprósio, também se torna ferromagnético, mas apenas a baixas temperaturas) – são ferromagnéticos, o que significa que exibem uma forte resposta a um campo magnético alinhando-se a ele.Todos os materiais, no entanto, experimentam algum tipo de reação aos campos magnéticos, embora a reação possa ser tão leve que seja imperceptível ao olho humano.Essas forças podem ser difíceis de entender porque ocorrem no nível atômico, devido à presença de elétrons – partículas carregadas negativamente – nos átomos. Esses elétrons reagem ao campo magnético externo, orientando em uma direção ou na direção oposta. Essa orientação é conhecida como momento magnético.Em substâncias ferromagnéticas, os elétrons se alinham prontamente (em regiões chamadas domínios magnéticos) com campos magnéticos externos, como o campo magnético da Terra, e permanecem assim.As substâncias paramagnéticas também se alinham com os campos magnéticos externos, mas o efeito é mais fraco e mais fugaz. Ao contrário dos materiais ferromagnéticos, que mantêm seu alinhamento mesmo depois de deixarem o campo magnético externo, nos materiais paramagnéticos os elétrons retornam às suas orientações originais, alguns apontando para um lado, outros para o outro. (Os materiais ferromagnéticos permanecem magnetizados devido ao arranjo exclusivo de seus elétrons).No diamagnetismo, outro fenômeno magnético, os elétrons de uma substância respondem ao campo magnético externo, essencialmente, girando mais rapidamente.Todo esse giro gera forças magnéticas que resistem ao campo externo. Como todos os átomos possuem elétrons, todos os materiais são diamagnéticos em algum grau. Mas, se presentes, as forças mais fortes do paramagnetismo ou ferromagnetismo ofuscarão facilmente o diamagnetismo.O paramagnetismo é a atração do material enquanto se encontra em um campo magnético, e o diamagnetismo é a repulsão dos campos magnéticos.Diamagnetismo é a propriedade de um objeto ou material que faz com que ele crie um campo magnético em oposição a um campo magnético aplicado externamente.Assim, diferentemente dos paramagnetos, os diamagnetos são repelidos por campos magnéticos, o que pode levar a seus efeitos incomuns, como a levitação do material diamagnético quando localizado acima de um poderoso ímã.No entanto, para materiais que exibem alguma outra forma de magnetismo (como ferromagnetismo ou paramagnetismo), a contribuição diamagnética se torna insignificante.Além disso, todos os condutores exibem um diamagnetismo eficaz quando experimentam um campo magnético variável.
0
Dislike0
User badge image

Raíssa Ritasso

Diamagnético são aqueles são compostos que quando vc faz o diagrama de orbital molecular não possuem pares de elétrons desemparelhados. Paramagnéticos é o contrário, ficam com elétrons desemparelhados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais