Buscar

quais as influências da concepção da justica em São Tomás para o direito positivo moderno?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Paula Gonçalves

tambem queria saber, se descobrir me envie por favor

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Desde Tomás de Aquino, a maioria dos argumentos sobre o direito natural e o direito natural encontram o caminho de volta a Aristóteles. De fato, Aristóteles foi pioneiro em um novo conceito de direitos que nunca foram discutidos antes de seu tempo.
Enquanto Platão ligava o indivíduo ao seu dever dentro do órgão do Estado, Aristóteles argumentava que o indivíduo merecia o direito de desfrutar de uma sociedade baseada na igualdade. Cada indivíduo tinha direitos que existiam dentro da natureza por definição (lei natural). Além da discussão sobre a lei natural, Aristóteles é creditado por dar um relato detalhado da lei positiva também.
Muitas interpretações comuns da teoria de Aristóteles sobre o direito natural, a lei natural e o direito positivo são vistas pelos olhos de Aquino; no entanto, essa abordagem atraiu muitas críticas. Não há dúvida de que Tomás de Aquino foi fortemente influenciado por Aristóteles, mas há vários argumentos convincentes que questionam se uma visão precisa de Aristóteles é vista pelas lentes da interpretação de Tomás de Aquino; em outras palavras, “devemos ser cautelosos ao ler de novo as doutrinas aquisteanas de Aristóteles.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais